Scanners automotivos

Scanners automotivos

Scanners automotivos são a porta de entrada das oficinas para o mundo da manutenção automotiva moderna, veja o que podemos oferecer para ampliar sua qualidade de serviço.

Para saber o que se passa dentro dos sensores, atuadores, redes multiplexadas e demais traquitanas que tanto põem medo em quem já estava acostumado com a boa e velha mecânica, há uma ferramenta indispensável em qualquer oficina que queira ganhar clientes, tempo de serviço e qualidade: o scanner automotivo. Um diagnóstico preciso sobre os sistemas eletrônicos do veículo – seja este leve ou pesado – só é possível com essa ferramenta, desde que o hardware e o software estejam atualizados e capacitados para interpretar as informações daquele modelo.

O scanner é indispensável para o diagnóstico preciso dos sistemas eletrônicos do veículo

Estão à venda no mercado vários tipos de scanners. Por isso, cabe ao mecânico interessado em adquiri-los, primeiramente, saber qual a sua real demanda na oficina e, em seguida, pesquisar qual scanner mais se encaixa em seu perfil.

As principais fabricantes do mercado oferecem uma cobertura bem ampla da frota nacional. “Temos atualmente 98% de cobertura da frota circulante do país, entre nacionais e importados”, afirma Rafael Bissoto, gerente de Produtos Diagnósticos da Snap-On, que produz o scanner Sun PDL 4000. “Já temos liberadas 26 montadoras, mas o banco de dados mundial da Snap-on possui montadoras de todo o mundo e elas estão sendo liberadas após os testes e adaptações para o Brasil. Nosso conceito é cobertura completa do veículo, ou seja, todos os sistemas eletrônicos disponíveis”, complementa Rafael.

Modelos disponíveis no mercado atendem a quase todas as montadoras do Brasil

Outras fabricantes também têm abrangência quase total. “Os scanners da família KTS funcionam em uma plataforma global, ou seja, conta com mais de 150 montadoras disponíveis e cerca de 230 mil configurações de carros diferentes”, revela Rodrigo Iglesias, gerente de Vendas e Marketing de equipamentos de testes da divisão Automotive Aftermarket da Bosch.

Raffaele Ventieri Neto, gerente Comercial da Alfatest, comenta que o diferencial da marca que representa é o pioneirismo de mercado, já que a empresa atua no Brasil há 22 anos. “Podemos considerar que a nossa abrangência cobre desde os primeiros modelos lançados com injeção eletrônica por volta de 1992 até os mais variados modelos atuais equipados com injeção flex e outros sistemas eletrônicos que rodam em nosso país”, afirma o especialista da empresa responsável pela linha Kaptor.